3 benefícios que o Período Integral proporciona às crianças

07.02.2019

 

Mais do que um período estendido, o Período Integral pode ser visto como um estilo de vida. A ideia é que, ao entender o tempo como um recurso valioso, os pais e escolas possam otimizar a produtividade dos alunos. 

 

De fato, existem muitos benefícios capazes de elevar as crianças a um novo patamar dentro do Período Integral. Separamos algumas das principais vantagens para que você entenda, o quanto adotá-lo pode ser viável na vida escolar do seu filho.

 

 
1-       Melhor rendimento escolar
 

A organização da rotina traz inúmeros benefícios para o aumento do rendimento em geral. Isso porque, os horários pré-determinados e a presença dos educadores em tempo real proporciona ao aluno uma disciplina maior.

 

É possível notar os avanços no desenvolvimento e na performance geral das crianças em diversas áreas. Além das matérias tradicionais, eles recebem atividades extracurriculares que envolvem esportes, artes, culinária, entre outras, que integram educação e lazer.

 

Esse misto de opções podem ajudar a desenvolver talentos e aptidões. Afinal, o tempo a mais na escola permite explorar mais de seu potencial de forma produtiva e lúdica.

 

 

2-       Identidade e autonomia
 

Uma das consequências em administrar o tempo com diversas demandas é obter autonomia. Mesmo sendo crianças, e aparentemente não conseguirem desenvolver seu lado autossuficiente, quando trabalhadas de forma positiva por meio das brincadeiras, as crianças alcançam a autonomia, consequentemente.

 

A própria formação da identidade recebe influências do período passado na escola, já que nessa fase de formação, o ambiente e as pessoas com quem as crianças convivem irão ditar boa parte de sua percepção de mundo e motivações pessoais.

 

 

3-                Melhora a convivência familiar 

 

Por fim, a grande vantagem do Período Integral é a possibilidade de ter ‘qualidade’ no tempo com seus familiares. Como as crianças passam a maior parte do dia na escola e realizam o dever de casa nela, conseguem se dedicar mais ao ambiente familiar.

 

 

 

Em geral, o Período Integral é considerado um avanço na educação e já funciona como modelo de ensino em países desenvolvidos como EUA, Japão, Irlanda e Finlândia. A qualidade de ensino é comprovada por meio de testes e avaliações locais ou globais, como o PISA. No entanto, essa é apenas uma pista de um maior nível de eficiência.

 

Ao considerar que a educação é a base de toda uma sociedade, os índices mais elevados de qualificação profissional, segurança e saúde econômica desses países também são indicativos positivos que nos levam a se inspirar no caminho.

 

 

Fonte: Canal do Ensino 

 

 

 

Compartilhar
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Procurar por tags
Please reload

Please reload

Arquivo

September 27, 2019

September 24, 2019

September 20, 2019

September 18, 2019

September 13, 2019